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Marketing e cultura organizacional: uma simbiose

Entenda em que medida eles se influenciam

A relação entre marketing e cultura organizacional é decisiva para determinar o sucesso de uma marca. Por um lado, a cultura organizacional representa os valores, crenças, comportamentos e normas dentro de uma organização. Por outro, o marketing envolve atividades relacionadas à criação, comunicação, entrega e troca de ofertas para clientes e parceiros.

Quando a cultura interna de uma empresa está alinhada às estratégias de comunicação elaboradas pelo time de marketing, ganha-se uma vantagem competitiva sem precedentes.

No blog de hoje, vamos explorar como a relação entre marketing e cultura organizacional é importante para um case de sucesso. No cenário empresarial moderno, otimizar essa relação tem sido essencial para quem quer se destacar. Segue o fio!

Identidade da Marca

A cultura organizacional molda a identidade de uma marca. Isso acontece porque ela atua diretamente na maneira como os colaboradores enxergam o próprio trabalho, além de influenciar no modo como eles se relacionam entre si e com os clientes. Afinal, quem não quer trabalhar em uma empresa com selos GPTW ou ESG, que realmente cuida dos seus colaboradores?

Pois então, a identidade da marca vai comunicar esses valores e crenças para fora, para que outras pessoas olhem e pensem: “Nossa, queria trabalhar lá!”. Ou então: “Nossa, mas essa é realmente uma empresa responsável!”.

A identidade da marca que a equipe de marketing vai construir é, portanto, uma “oficialização” da cultura organizacional. Estratégias de marketing consistentes com essa cultura fortalecem a imagem da marca, criam confiança e geram reconhecimento tanto interno quanto externo.

Comunicação Interna e Externa

Uma cultura organizacional saudável depende de uma comunicação interna eficaz. É preciso colocar a casa em ordem, pois quanto mais coesão interna, mais eficazes e autênticas serão as campanhas de marketing.

Isso pode ser feito por meio da criação de canais eficientes de comunicação interna (como intranet), redes sociais corporativas e outros meios de comunicação. Essa estratégia é chave para que os colaboradores estejam alinhados aos valores da marca e possam transmiti-los para seus clientes e clientes potenciais.

Experiência do Cliente

Será que o cliente tem sempre razão? Esse é um clichê que, neste caso, é válido. Você pode até discordar de algumas reclamações deles, mas o importante é entender o porquê da insatisfação.

Quanto mais a cultura da empresa for centrada no cliente, mais chances de compreender as dores e os desejos dele. Quando a empresa se coloca nos sapatos do cliente, cria-se um atendimento personalizado e uma conexão mais profunda.

O marketing é a ferramenta principal para comunicar a cultura organizacional tanto interna quanto externamente. Por meio do contato com o cliente, as estratégias tornam-se mais eficazes quando o assunto é comunicar a cultura empresarial e construir uma imagem forte no mercado.

Inovação e Criatividade

Disruptivo, do latim disruptus. Particípio passado de disrumpo, significando despedaçar, rasgar, destruir. Hoje em dia, essa palavra tem um significado mais light, mas ainda assim remete à ideia de “rompimento”.

Culturas organizacionais disruptivas, que valorizam a inovação e a criatividade, promovem estratégias de marketing igualmente inovadoras. Desse modo, uma empresa que não apenas valoriza, mas também incentiva a experimentação e a originalidade, cria o ambiente ideal para que ideias inovadoras surjam.

Esse mindset gerado pela cultura organizacional norteia diretamente as ações da equipe de marketing, definindo o modo como as mensagens são comunicadas e as campanhas são criadas.

Resumão…

Uma cultura empresarial robusta, que coloca em prática seus valores, é a base para a construção de uma de marca consistente. É aqui que entra a equipe de marketing, desenhando estratégias coerentes para comunicar (tanto para fora quanto para dentro) essa cultura.

No entanto, ter consistência na mensagem que a marca quer passar é vital para estabelecer uma conexão verdadeira com clientes, colaboradores e stakeholders.

Quando a cultura organizacional e o marketing estão alinhados, cria-se uma narrativa que reforça a identidade da marca e funda uma base sólida para o sucesso a longo prazo da empresa.

(Nem sempre a culpa é do marketing! Fica a dica).

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