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O que a Jornada do Herói tem a ver com marketing?

No marketing contemporâneo tem se falado cada vez mais de uma técnica, especialmente pela sua eficácia em capturar a atenção e o coração do público: o storytelling. Mais do que apenas transmitir informações sobre produtos ou serviços, o storytelling permite que as marcas criem conexões genuínas com o público-alvo, transformando consumidores em verdadeiros fãs.

A Jornada do Herói
Dentro dessa técnica, existe ainda outro modelo muito explorado: o monomito ou então a “jornada do herói”. O conceito foi elaborado pela primeira vez pelo estudioso Joseph Campbell em O herói de mil faces. Mas talvez tenha se tornado mais popular ao ser trazido para o universo da cultura pop por Christopher Vogler em A jornada do escritor.

Resumidamente, a jornada do herói é um conceito que descreve uma estrutura narrativa. Esse modelo foi identificad por Campbell em diversos mitos antigos, sagas, peças de teatro, romances e até mesmo na Bíblia! Vogler, por sua vez, identificou essa estrutura em filmes de Hollywood, como os da franquia Star Wars.

No marketing
A jornada do herói é feita de 12 etapas. Juntas, elas constroem uma travessia de autodescoberta e superação de desafios. Preparados para embarcar nessa aventura?

Mundo comum
O herói é apresentado ao público. Aqui, sua história de vida é contada. Desde suas virtudes até mesmo seus defeitos. Este é o momento em que se cria identificação com o público.

O chamado à aventura
Após conhecermos o personagem, alguma situação acontece e acaba por abalar a vida do herói. Nesta etapa, há um convite para que ele saia de sua zona de conforto e entre num mundo mágico. É a famosa carta de Hogwarts chegando pela chaminé!

Recusa ao Chamado
Neste primeiro momento, o herói se recusa deixar sua zona de conforto. Os motivos podem ser vários: medo, desconfiança, receio de se arriscar… Mas ao longo do enredo ele percebe que não há como fugir do chamado.

Encontro com o mentor
Eis que surge uma figura para aconselhar o herói em seu momento de dúvida. Essa figura costuma ser uma autoridade que impõe respeito (Obi-wan Kenobi e Gandalf, são vocês?) e que orienta o protagonista especialmente no início de sua jornada.

Cruzamento do limiar
Aqui termina o primeiro ato. É a transição na qual o herói sai da sua vida “normal” para entrar num mundo mágico para realizar a sua missão.

Provas, aliados e inimigos
Neste momento, o herói enfrenta os primeiros problemas: armadilhas e emboscadas feitas pelos primeiros inimigos. No entanto, ele encontra amigos e aliados que vão ajudá-lo.

Aproximação da caverna oculta
Prepare-se para aquela sensação de borboletas no estômago! Este é o ponto sem volta, em que o herói embarcará numa jornada que o mudará para sempre.

A Provação
Finalmente, eis que surge o grande vilão! A partir daqui, o herói enfrentará seus maiores medos e desafios.

A Recompensa
Após uma batalha árdua, chega o momento de colher os frutos de sua luta. Nesta etapa, o herói é recompensado após vencer seu rival.

O Caminho de volta
Com a missão cumprida, é hora de voltar para casa. É quando o herói compartilha as experiências e aprendizados, pronto para enfrentar novos desafios.

A Reviravolta Final
Mas espere, ainda não acabou! Uma última provação surge no horizonte, colocando tudo em risco. Será que o herói conseguirá superar essa última prova?

Vitória e Celebração
Com determinação e perseverança, ele emerge vitorioso, sendo admirado e respeitado por todos ao seu redor. Mas o principal: ele volta para casa totalmente mudado. Ele já não é mais o mesmo.

Mas o que isso tem a ver com marketing?
Se você quer se destacar, tudo! Num mercado saturado de mensagens publicitárias, o storytelling e a jornada do herói oferecem uma abordagem poderosa para envolver e inspirar o público.

Todos somos heróis de nossas rotinas. Todos vivemos chamados e embarcamos em aventuras diariamente, ainda que não lutemos contra magos do mal e seres mágicos. Uma simples ida ao supermercado ou a farmácia pode ser sim uma verdadeira jornada!

Por isso, ao contar histórias autênticas e significativas, as marcas podem criar conexões emocionais duradouras, construindo uma base de clientes fiéis e apaixonados. O verdadeiro herói não é apenas a marca, mas sim aqueles que se identificam com sua história e embarcam em sua jornada rumo a um futuro melhor.

Vamos contar sua história juntos?

 

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